.

ECONOMIA

Urgente! Deveram ser regularizados os títulos de eleitores até amanhã

Publicado

em

Urgente-Deverão-ser-regularizados-os-títulos-de-eleitores-até-amanhã-.png

Se você não está em dia com suas pendencias eleitorais, você tem só até amanhã  para regularizar o título de eleitor. Depois desse prazo, quem estiver com algum tipo de problema no documento não vai poder votar nas eleições municipais de outubro. Assim, quando vai ser eleitos prefeitos e vereadores.

Assim, além de não conseguir votar, quem tem o título de eleitor e está cancelado vai ficar impossível de tirar passaporte, assumir cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. Portanto, estar com o título eleitoral cancelado vai dificultar mais o cadastro para conseguir conseguir ao Auxílio Emergencial, embora possa fazer esse tipo de regularização.

Dessa maneira, a data também vai valer para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem conseguir o documento.

Portanto, com o termino do prazo, o cadastro eleitoral vai fechar e nenhuma variação vai ser aceita, apenas a impressão da 2ª via do título de eleitor. Dessa forma, a medida é necessário para que a Justiça Eleitoral possa entender a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e que vai poder votar.

Continuando

Assim, em 2019, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores não quiseram votar e explicar a falta em três eleições seguidas. Lembrando que cada turno é igual a uma eleição diferente.

Portanto, para ficar tudo bem com título, o cidadão deverá ir até o eleitoral próximo à sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e mostrar um documento oficial com foto. Dessa maneira, vai ser cobrada multa de R$ 3,51 por turno a que o eleitor compareceu. Assim, a data para fazer o pedido finalizar no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e a mudanças do domicílio eleitoral antes das eleições.

Assim, a situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, o primeiro turno vai ser feito no dia 4 de outubro de 2020. Dessa maneira, o segundo turno, se tiver, vai ser no dia 25 de outubro.

Mesmo que a pandemia do novo coronavírus cause muitos transtornos, no momento o calendário dos procedimentos preparatórios das eleições será mantido.

Destaque

Tecno Notícias